OVERTRAINING NA CORRIDA

overtraining

Quem corre com certa frequência sabe bem quais os benefícios que a corrida nos proporciona. E muitos querem mais, desejam bater metas e recordes pessoais. Desta forma, realizam treinos mais frequentes e intensos, podendo causar o chamado “overtraining”.
Mas afinal, o que é o overtraining?

É nada mais nada menos que o excesso de treino, geralmente causa sensação duradoura de cansaço forçando nosso corpo a descansar.

Em alguns esportes até conseguimos controlar esse cansaço, como é o caso da natação e a musculação. Estes esportes nos permite trabalhar apenas uma parte do corpo dando o descanso para outras áreas.  

Já em relação a corrida de rua isso fica mais complicado! Na corrida exigimos não somente das pernas, mas de todo o corpo e ai nosso corpo apresenta sinais.

Geralmente os primeiros sinais são:
Cansaço, perda de peso, queda na imunidade e até dificuldade para dormir. Nesse caso reveja seu treino e procure descansar um pouco mais do que de costume.

Outros sintomas podem aparecer caso você insista em treinar, tais como:
Ficar irritado, perda de apetite, sede, tremores nas mãos, ansiedade, dor de cabeça, aumento no cansaço e até em alguns casos depressão.

Então, não se engane achando que treinar pesado na corrida é o melhor. Observe os sinais ou você pode acabar pagando carro forçando a interromper suas atividades.

Portanto, sentiu os primeiros sintomas descanse. Não é preciso parar por completo e não fazer mais nada, apenas de um tempo de alguns dias e depois retome suas atividades.

Se possível treine uma ou duas vezes na semana, parece pouco mas ninguém quer recair não é mesmo?

Invista em atividades que possa relaxar sua cabeça e seu corpo.
Procure dormir bem e cuide da sua alimentação para auxiliar na recuperação. Se possível inclua os suplementos poli vitamínicos.

Lembre-se: o seu corpo só usufruirá dos benefícios da atividade física se tiver tempo para descansar entre uma atividade e outra!
Ou seja, descanso também é treino!

Se você já sentiu esses sintomas provavelmente esteja exagerando nos treinos. Veja aqui quantas vezes devemos correr na semana.

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