Treinar corrida em dias frios costumam ser desafiadores, mas com algumas dicas é possível manter o ritmo e se proteger de resfriados, hipotermia e até mesmo evitar lesões.
Treinar com baixa temperatura não é fácil, ainda mais se for bem cedo.
Mas depois de um período de adaptação do corpo às novas temperaturas, os incômodos costumam a diminuir.
Vamos a algumas dicas:
1 – Mantenha-se motivado
Marque com alguém para lhe acompanhar, desta forma fica mais difícil que você ou ela desista de ir, afinal, ter companhia para exercitar-se tem muitos benefícios.
Veja aqui os benefícios de treinar com uma assessoria esportiva.
2- Realize um bom aquecimento
Realize um aquecimento antes de sair para seu treino, desta forma seus músculos, tendões e articulações estarão mais preparados podendo evitar lesões e até mesmo a hipotermia.
Portanto, não deixe de realizar um aquecimento antes de sair, principalmente nos dias frios.
3- Alongamentos não são bem-vindos!
Evite realizar alongamentos antes do seu exercício, seus músculos estarão com uma contração mínima antes do exercício e alongar nesse caso pode causar lesões, mas você pode e deve movimentar as articulações sem forçar, prefira alongar-se quando concluir.
4 – Alimentação e hidratação
Em dias frios costumamos beber menos líquidos e comer mais, e isso afeta e muito seu treino, principalmente durante a corrida.
Portanto evite exageros alimentares e fique de olho na coloração e cheiro da urina(ela deve estar sempre mais clara e sem odor forte).
5 – Horário de treino.
Se você tem dificuldade em levantar cedo para exercitar-se principalmente em dias frios, procure horários alternativos para treinar, como horário de almoço que costuma estar mais agradável o clima.
Tem pessoas que preferem treinar no início da noite, nesse caso invista em roupas fluorescentes e em itens que contenham refletivos, o que ajudará você ser notado por motoristas.
Outra dica para enfrentar o frio é se possível iniciar o treino a favor do vento.
6 – Respiração
Tente puxar o ar pelo nariz sempre que possível (mas pode usar a boca também).
A estrutura do nariz permite que o ar entre mais limpo, quente e húmido nos pulmões quando comparado com o ar que entra pela boca.
Infelizmente em treinos mais intensos, isso fica inviável, mas serve nos períodos mais leves e de descanso, sempre na medida do possível.
Veja em nosso blog: Como respirar na corrida.
7 – Vestuário.
É comum encontrarmos corredores que correm no inverno ou no verão com a mesma t-shirt de cavas.
Claro que a maioria não procede assim e corre devidamente agasalhado no inverno.
O que não pode faltar na sua gaveta para se proteger do frio: Gorro, Luvas, Buff, Corta-vento, Calça, legging e Meias de compressão.
Assim que concluir seu treino procure tomar um banho e manter-se aquecido.
Pronto, agora respire fundo e vamos correr!
Cadastre-se como atleta gratuitamente aqui na plataforma e participe de nossos eventos, clique aqui.