COMO RESPIRAR NA CORRIDA

Respirar corretamente durante a corrida determina o consumo de calorias e o rendimento do seu treino. Ou seja, auxilia para que o cansaço não interrompa sua atividade. Mas afinal, como respirar melhor na corrida?

A corrida é uma atividade aeróbica de intensidade forte, ou seja, o corpo precisa suprir boa quantidade de oxigênio. Portanto não tente respirar somente pelo nariz, use a boca conforme a necessidade de seu corpo.

Desta forma, estará ajudando seu corpo a levar oxigênio aos músculos de forma mais eficiente, e te proporcionando uma corrida mais confortável.

Use a respiração abdominal

Respire e observe seu abdômen e seu tórax e veja qual dos enche primeiro? Se for seu abdômen legal, agora se for o tórax tente corrigir isso, vamos explicar como você pode fazer isso em casa:
Deite-se no chão, inspire e encha a barriga, expirem e esvazie a barriga, mantenha uma das mão sobre o abdômen e a outra sobre o tórax, e observe a única mão que deve subir e descer conforme respira é a que está no abdômen.
Após entender esse processo tente executar ele enquanto corre, logo notará que esse processo se tornara algo automático.

Praticando a respiração corretamente, ajuda a controlar e logo até evitar a “dor do lado”, ela ocorre quando a respiração incorreta (geralmente muito curta) contraindo o musculo do diafragma várias vezes em um curto intervalo de tempo o que causa uma espécie de cãibra nesse musculo, ocasionando a dor.

Tente respirar no seu ritmo de passada, independentemente se estão rápidos ou não, tente contar os passos inspire/expire a cada 2 passos ou mais.

Vamos deixar umas dicas que vão lhe ajudar a respirar melhor enquanto correm.

1- Respire pela boca
Conforme dito acima, não existe um único padrão correto para respirar durante a corrida, mas respirando pela boca é possível inspirar mais oxigênio (garantindo o oxigênio necessário para que realizar o esforço) e expirar uma quantidade maior de dióxido de carbono. Isso vai lhe ajudar principalmente quando estiver em uma subida ou na reta final de sua corrida (quando avistar a chegada).

2 – Corra no seu ritmo
Tente correr em um ritmo que consiga conversar sem perder o folego, se não conseguir diminua um pouco o ritmo, com o tempo conseguira aumentar seu folego e intensidade.

3- Use a respiração abdominal conforme mencionamos acima

4- Invista em outras atividades
Se possível pratique outras atividades que exercitam os pulmões como natação ou yoga.

Importante:
Se você tem algum problema respiratório, asma, bronquite ou qualquer outro, tenha cuidado com os treinos nos dias mais frios e secos. Converse com seu médico para orientar você para que corra sem prejudicar a sua saúde.



Comments are closed.