COMO RESPIRAR NA CORRIDA

Como respirar na corrida

Respirar corretamente durante a corrida determina o consumo de calorias e o rendimento do seu treino. Ou seja, auxilia para que o cansaço não interrompa sua atividade. Mas afinal, como respirar melhor na corrida?

A corrida é uma atividade aeróbica de intensidade forte, ou seja, o corpo precisa suprir boa quantidade de oxigênio. Portanto não tente respirar somente pelo nariz, use a boca conforme a necessidade de seu corpo.

Desta forma, estará ajudando seu corpo a levar oxigênio aos músculos de forma mais eficiente, e te proporcionando uma corrida mais confortável.

Use a respiração abdominal

Respire e observe seu abdômen e seu tórax e veja qual dos enche primeiro? Se for seu abdômen legal, agora se for o tórax tente corrigir isso da seguinte forma:
Deitado no chão, inspire expire de forma natural, mantenha uma das mão sobre o abdômen e a outra sobre o tórax.
Observe a única mão que deve subir e descer conforme respira é a que está no abdômen.
Após entender esse processo tente executar ele enquanto corre, logo notará que esse processo se tornara algo automático.
Tente respirar no seu ritmo de passada, independentemente se estão rápidos ou não, tente contar os passos inspire/expire a cada 2 passos ou mais.


Vamos deixar umas dicas que vão lhe ajudar a respirar melhor enquanto correm.


1- Respire pela boca
Conforme dito acima, não existe um único padrão correto para respirar durante a corrida.
Mas respirando pela boca é possível inspirar mais oxigênio e expirar uma quantidade maior de dióxido de carbono. Isso vai lhe ajudar principalmente quando estiver em uma subida ou na reta final de sua corrida (quando avistar a chegada).

2 – Corra no seu ritmo
Tente correr em um ritmo que consiga conversar sem perder o folego, se não conseguir diminua um pouco o ritmo.
Com o tempo conseguira aumentar seu folego e intensidade.

3- Use a respiração abdominal conforme mencionamos acima

4- Invista em outras atividades
Se possível pratique outras atividades que exercitam os pulmões como natação ou yoga.

Importante:
Se você tem algum problema respiratório, asma, bronquite ou qualquer outro, tenha cuidado com os treinos nos dias mais frios e secos. Converse com seu médico para orientar você para que corra sem prejudicar a sua saúde.


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