CANELITE, O QUE É? CAUSAS E TRATAMENTO.

Canelite

A corrida de rua se não praticada de forma adequada pode nos causar diversos problemas, seja pelo excesso de treino ou aumento brusco da intensidade ou ate mesmo por problemas posturais e anatômicos. Mas hoje falaremos exclusivamente da canelite.

Mas a final, o que é a canelite?
Canelite é uma lesão muito comum que aparece nos praticantes de alguns esportes tais como: Ciclismo, futebol, corrida e até mesmo em uma simples caminhada na esteira. Esta lesão é uma inflamação da membrana que liga o osso da canela (tíbia) ao músculo, na grande maioria das vezes aparecem em quem está iniciando em uma rotina de atividades física, justamente pelo seu corpo ainda não ter se adaptado ao exercício ou ainda não ter uma estrutura para aguentar a carga de exercícios nova, mas também pode acometer pessoas que já treinam a mais tempo e acabam exagerando na intensidade ou no excesso de treino.

Veja: quantas vezes devemos correr na semana.

Sintomas da canelite
Dor forte, queimação e sensibilidade na região da canela, não só no momento da atividade física mas também no decorrer do dia, podendo causar até mesmo certa dificuldade para caminhar, em alguns casos podem ocorrer inchaço e vermelhidão no local também.

Causas da canelite
Como dito acima a canelite é uma inflamação, e algumas causas para seu aparecimento são:
* Excesso de treino, intensidade ou repetições do mesmo exercício sem pausar.
* Postura incorreta durante a corrida.
* Problemas de malformações congênitas, tipos de pisadas etc…
* Calçado inadequado.
* Falta de alongamentos.
* Correr em terreno irregular.
e em alguns casos por infecções, fraturas, trombose venosa e espasmos musculares.

Como prevenir a canelite?
* Não exagere nos treinos, aumente progressivamente a intensidade do exercício.
* Alongue-se e realize um bom aquecimento antes de suas atividades.
* Prefira correr em terrenos que absorvam impactos tais como grama ou terra batida.
* Use um tênis adequado ao seu tipo de pisada e com bom amortecimento.

Tratamentos para canelite

O tempo tratamento da canelite pode varia de pessoa para pessoa, afinal cada organismo agem de uma forma diferente de outro, ou seja algumas pessoas podem se curar rapidamente dessa inflamação enquanto outras levarão mais tempo.
Recomenda-se repousar nãos primeiros dias, evitando fazer exercícios nos primeiros dias conforme a orientação de seu médico ou fisioterapeuta, e quando retornar as atividades devera sempre alongar-se e realizar aquecimento antes da atividade física.
Também são utilizadas compressas geladas e medicamentos anti-inflamatórios e em casos mais graves a fisioterapia é indicada para auxiliar na recuperação da lesão.
Manter os pés elevados quando estiver em repouso, contribui para aumentar o fluxo sanguíneo nas pernas reduzindo a inflamação.


Possíveis complicações da canelite
Se não tratada corretamente e ou após recuperação a pessoa voltar a exercitar da forma que fazia, poderá levar a fraturas por estresse podendo levar a uma fratura completa da tíbia, ou machucar também outros músculos e ocasionar outras lesões  que por muitas vezes só serão corrigidas cirurgicamente e consequentemente um tempo maior de recuperação.

Portanto escute seu corpo, não exagere nos treinos e caso os sintomas persistam após repousar e usar gelo, procure sempre um médico.

Comments are closed.