CÃIBRAS: COMO EVITAR

Aquela dor intensa que pode fazer você parar uma prova é o resultado de um espasmo muscular, que ocorre quando o músculo não tem condições de realizar adequadamente o seu trabalho.  Mas se você treinou, como pode ter cãibras?

As vezes nos preocupamos tanto com os treinos que esquecemos de outros fatores. Veja a lista dos principais fatores que contribuem para o aparecimento de cãibras:

  1. Atividade física vigorosa (durante ou após o esforço);
  2. Desidratação (provas longas);
  3. Alterações eletrolíticas (perda de cálcio e magnésio);
  4. Falta de sódio;
  5. Fratura ou stress ósseo (como autoproteção, os músculos ao redor da lesão se contraem involuntariamente);
  6. Alterações metabólicas (diabetes, hipotireoidismo, anemia, alcoolismo e hipoglicemia);
  7. Insuficiência venosa e varizes nas pernas;
  8. Longos períodos de inatividade;
  9. Deficiência de vitaminas (principalmente B1, B5 e B6);
  10. Algumas drogas (diuréticos, anti-hipertensivos, etc).

Deu para perceber que não é só treino. Alimentação e um corpo saudável são indispensáveis. E se você já cuida de tudo isso, então podemos dar algumas dicas de como evitar cãibras durante uma corrida.

São três dicas importantes, especialmente para atletas que ainda não tem grande experiência com provas de maior esforço.

1º HIDRATE-SE. Embora a hidratação deva ocorrer no dia da prova, é importante lembrar de hidratar-se bem no dia anterior. E ao fazer isso aproveite para repor eletrólitos perdidos durante o treino. Isotônicos ajudam.

2º ALONGAMENTO. Este é um fundamento importante e que muitas vezes é negligenciado. Pelo menos 10 a 15 min de alongamentos bem feitos devem anteceder uma prova. Seus músculos devem estar preparados para o esforço que vem pela frente.

3º CALMA NA ACELERAÇÃO INICIAL. É normal querer sair na frente e em certas competições isso é necessário, até para se distanciar do “bolo” na largada. Mas não aperte o passo logo de início. Administre bem sua passada.

Com estas dicas a possibilidade de parar uma prova por causa de cãibra diminui muito. Mas todo atleta sabe que ela sempre ocorre. O segredo é diminuir a possibilidade de ela interromper a sua prova, e é claro, evitar a dor.

Quer mais uma dica para correr sempre muito bem?  Faça sua inscrição na maior plataforma especializada em eventos de corrida, do Brasil. Acesse www.elargada.com.br e venha correr em boa companhia.


Cadastre-se como atleta gratuitamente aqui na plataforma e participe de nossos eventos, clique aqui.

Comments are closed.